Restaurante Istambul – HAMDI

A culinária da Turquia, com herança otomana pela localização mistura sabores da Ásia e do Mediterrâneo Oriental. Da Ásia vem o iogurte (yufka) e a massa filo ou phyllo, da Europa Oriental o “charutinho” (dolma), feito de folha de videira, kebab, begendi (pasta de beringela), hummus (pasta de grão de bico), o pilaf de arroz, ricota e pistache.

A localização estratégica de Istambul permite uma variedade de peixes e carnes, destacando-se o cordeiro… Minha preferida. As comidas são bastante condimentadas, com uma riqueza de temperos, muito diferentes do que estamos habituados.

O HAMDI, foi uma surpresa na viagem, o restaurante que o guia indicou, bem turístico, do lado do Bazar de Especiarias no centro de Istambul… Daqueles que a gente pensa que é “pega-turista”, mas não é não! Dos restaurantes que eu fui lá, foi o que eu mais gostei. Comida super típica, atendimento ótimo e preço muito justo (foi o mais barato da viagem). Não sei dizer quanto foi, porque até agora não consegui entender aquele dinheiro 🙂

"Charutinhos", hummus, além das pastinhas de iogurte e beringela com o pão pita (casca fininha, ele vem inflado e quentinho

Clique para ampliar

Entrada pedimos os “charutinhos”, hummus, além das pastinhas de iogurte e beringela com o pão pita (casca fininha, ele vem inflado e quentinho – sensacional).

Prato principal um kafta de cordeiro, que acompanhava um pilaf de arroz bem temperado com páprica.

Para beber, quem gosta de cerveja tem a Efes, que quem tomou adorou. Eu pedi um vinho rose da Turquia mesmo, bem clarinho, com a cor daqueles de Cote de Provence, mas o sabor bem diferente, leve, bem bom e barato.

Tudo já estava muito bom, mas o melhor ainda foi a vista: da uma olhada na vista do restaurante. Para o Chifre de Ouro, um estuário que divide o lado europeu da cidade.

Estuario que divide o lado europeu da cidade de Istambul

Clique para ampliar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s